ALEGORIA DE ALTANEIRA


Imaginemos nós moradores de uma cidade com quase 53 anos de emancipação política, onde a forma de administrar e conquistar votos sempre foi o coronelismo, a educação política nunca houve, o interesse por questões sociais é mínimo, e a razão das ações da maioria é capitalista.  Aqueles que já nasceram nesta cidade vivem acorrentados por esta realidade, e obrigados a viverem como o “Coroné” manda. A visão da realidade é a mesma para a maioria, - “Qual o candidato que você irá votar?” – “No coroné”. Nesta cidade a única forma de emprego é a prefeitura, e disso os moradores nunca duvidaram então, quem puder estar ao lado do prefeito terá emprego, caso contrário estará sem um meio de sobreviver, e a população já se habituou a forma de governar. Nunca procuraram uma maneira de se libertar do monopólio deste coronelismo.
No entanto, a algum tempo alguns moradores decidiram se libertar das mãos do coronelismo e lutar por causas sociais, começaram a olhar para a realidade e a perceber que há muitos outros meios de sobrevivência além da dependência da prefeitura, e que esta é a saída para que todos os cidadãos possam ser livres. Este grupo de moradores começaram então a desenvolver trabalhos sociais, com o ser humano como principio, a solidariedade como meio e a transformação da realidade como fim.
Depois de um tempo estes moradores decidiram alertar todos, porém, estes foram ignorados, e perseguidos, todavia, este grupo não baixou a cabeça e não desistiu da sua missão e continua ainda hoje fazendo esse trabalho social nesta cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas