Altaneira pode melhorar com a cultura que estamos designando?



Esta é uma indagação, não muito fácil de ser respondida, pois para haver uma mudança de realidade precisamos primeiro de uma mudança de mentalidade. Pois bem, não só em Altaneira, mas no Brasil por completo, há questões que nos deixam inquietos, e a pensar como vai ser o futuro...
A questão que mais me deixa preocupado é a cultura musical dos adolescentes e crianças de hoje, não todos, mas a maioria, que passam o tempo todo ouvindo o que chamamos de Forró de Plástico (confira o link para saber mais sobre esse termo). Por alto é um termo que foi usado pelo cantor, compositor e secretário de cultura da Paraíba, Chico César, para se referir as bandas de “Forró” que estão fazendo “Sucesso” hoje em dia.
O que me deixa preocupado a cerca da cultura musical dos adolescentes é o conteúdo das musicas que estes escutam, pois ao analisar estas composições vemos que elas influenciam:

  • A destruição da cultura popular;
  • A Prostituição;
  • O Machismo;
  • A Bebedeira;
  • Entre outros.

E o pior é que o poder público municipal ainda aprova e também influencia...

Mas como?
Isso é simples, e qualquer pessoa pode comprovar... Vimos neste último Festival Junino, que é o maior símbolo cultural de Altaneira (ou pelo menos deveria ser), que a secretaria de cultura do município, contratou bandas como Namoro Novo e Forró de Taipa para fazer a “animação” do festival, veja o repertório destas bandas e veja a sua relação com o evento.

“Ah! Mas é uma banda de Forró!”

Sim, não temos dúvida, Forró de plástico, o mesmo citado acima, e que nas suas canções fica claro que a bebedeira, a prostituição, o machismo, a poluição sonora, o vandalismo é o que eles querem passar, e se não é o que querem, mas é o que passam.
Como disse Waldonys: “As pessoas que fazem música mais voltada para a cultura são sempre colocadas mais de lado”. A prova disso é que no festival Junino que tivemos durante 4 dias NENHUMA das bandas era típica das festas aqui citadas ou transpassavam a cultura local. Durante a apresentação das quadrilhas tínhamos um ambiente propicio pra se levar a família assistir aos espetáculos que fora as apresentações. Porém, quando acabava as apresentações a baixaria começava, músicas de má qualidade, as luzes do ambiente eram apagadas (não sei por qual motivo), o consumo de bebidas alcoólicas aumentava exageradamente, e sabe-se lá o que mais aconteceu, pois não consegui permanecer no local por mais de 15 minutos após as bandas de “Forró” entrarem em cena.
Então, fica aqui o meu apelo às autoridades locais: “Vamos Dizer NÃO! ao Forró de Plástico”, e valorizar a cultura popular da nossa região e vamos também apoiar o movimento pela diversidade musical. E vamos fazer com que a metalidade dos jovens de Altaneira mude, pra que possamos mudar a realidade.

Assista logo abaixo um vídeo do autêntico forró
Fábio Carneirinho e Santana o Cantador (Pedido de um matuto)

Comentários

  1. Não só neste ultimo evento, mas em quase todos os eventos realizados pela administração publica existe esta apologia ao vandalismo, ao alcoolismo e outros problemas sociais, transmitido por este "novo" forró que o Chico césar denominou de forró de plástico. Os "caras" do forró com muita esperteza procuram combater qual quer ideologia que venha a bater de frente com este novo estilo musical com novas ideologias. Ex: alguém certo dia se atreveu a dizer que não gostava deste forró, e eles usando o preconceito tão presente em nossa sociedade ao seu favor, falam: "quem não gosta do novo forró é velho" e todos tomam isso por verdade por medo de ser rotulado. Então se observa que este chegou às telas da grande TV e domina a programação de muitas Rádios do nordeste não é atoa existe por traz das cortinas todo um jogo de ideias e ideologias

    ResponderExcluir
  2. O caminho a trilhar, principalmente em nosso espaço social é, não sem razão, utilizarmos o único veículo de comunicação que temos e buscarmos, paulatinamente,inserirmos nos programas musicais as músicas que nos levem a questionar o meio em que vivemos e faça alusão o universo cultural

    ResponderExcluir
  3. Rapaz essa é a típica matéria que acho inútil.

    O meio corrompe; mas não é um fator determinante. A formação familiar e o caráter são fatores muito mais fortes...

    Vai, se prostitui, consome bebida alcoólica apenas quem quer.

    Deve respeitar o forró que também é cultura e adorado por milhões...

    Edycler Jefferson

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkk...
    Temos que rir de afirmativas como a do Edycler Jefferson postada acima. São muitos os que se dizem intelectuais, mas são poucos os que conseguem sabiamente criticar ou elogiar a própria realidade.

    ResponderExcluir
  5. Nunca me julguei intelectual, sempre mantive minha postura critica.
    São poucos os que conseguem absolver as criticas.
    E são muito querendo aparecer.

    Edycler Jefferson

    ResponderExcluir
  6. ESCLARECIMENTO

    Em nenhum momento insinuei que você se julga "Intelectual", pois os que merecem este rotulo são os que apenas se dizem ser o tal e muitas das vezes sem ser, o que não é o seu caso.

    O que quis dizer é que é de se admirar uma pessoa com o seu nível cultural apoiar as musicas do forró de plástico.

    Não estou aqui generalizando as musicas deste ritmo musical, mas na sua grande maioria estas só incentivam o alcoolismo, a prostituição e outros mais que não convêm aqui mencionar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas